APOIO OPERACIONAL

Força Aérea Brasileira inicia Operação Parintins 2023

Militares da FAB atuarão, principalmente, no controle de tráfego aéreo do maior Festival Folclórico do Amazonas
Publicada em: 15/06/2023 18:39
Imprimir
Fonte: CINDACTA IV, por Soldado Rufino
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielle Varela

O Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), da Força Aérea Brasileira (FAB), enviou, no dia 10/06, uma equipe de militares para a Operação Parintins 2023. As principais atividades a serem desenvolvidas na localidade são a implementação e execução dos Serviços de Controle de Aproximação (APP), Torre de Aeródromo (TWR), informações Aeronáuticas (Sala AIS) e Estação Meteorológica de Superficie (EMS), em caráter temporário e especial, para apoiar a realização do 56º Festival Folclórico de Parintins.

O maior Festival Folclórico do Amazonas ocorre todos os anos no último final de semana do mês de junho. Em 2023, ocorrerá nos dias 30/06, 01 e 02/07, onde haverá uma disputa entre as agremiações do Boi Garantido - vermelho, e do Boi Caprichoso - azul. O nome da festa vem do lugar onde ela acontece – a ilha de Parintins, às margens do rio Amazonas, a 420 quilômetros da capital Manaus.

Diante da magnitude do evento, o fluxo de tráfego aéreo é elevado nos dias que antecedem e sucedem a festa, chegando a mais de 600 voos e decolagens. Os relevantes números fizeram com que a Prefeitura de Parintins solicitasse apoio ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), que disponibilizará diversos serviços aos aeronavegantes nesse período. Assim, por intermédio do CINDACTA IV, foi formada uma equipe ara o cumprimento da missão com: técnicos, controladores de tráfego, meteorologistas, especialistas em informações aeronáuticas, dentre outros.

Na primeira fase da operação, foram deslocados 17 militares, coordenados pelo Major Aviador Carlos Eduardo Azevedo Alvares, em que o  objetivo inicial foi instalar todos os equipamentos necessários para estabelecer as comunicações no aérodromo de Parintins (SWPI), tais como: central de áudio SITTI, gravador de áudio, transmissão de dados via antena satelital (Telesat), rádios VHF, Estação Meteorológica de Superfície (EMS), sistema de climatização, sistemas no-break, rede intraer, além das manutenções em Grupos Geradores, balizamento de pista e sistema AVASIS.

"A Operação Parintins 2023 foi solicitada pelo Governo do Estado do Amazonas em apoio à Prefeitura de Parintins para o Festival Folclórico e prontamente recepcionada pelo DECEA, visando a prestação de diversos serviços aos aeronavegantes, provendo a segurança do espaço aéreo na região. Diante do elevado fluxo de tráfego aéreo neste período, foi elaborado um planejamento com envolvimento de diversos órgãos, dentre eles o Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), sendo a execução sob responsabilidade do CINDACTA IV. Nossa equipe está preparada e motivada a oferecer um serviço de excelência, a fim de manter a meta de operações anteriores de zero incidente e acidente aeronáutico”, concluiu o coordenador da missão.

Fotos: Sargento Nicoli Golgheto / CINDACTA IV